0:00 / 0:00
Altice Arena
Ver Mais

É a maior sala de espectáculos do país, o pavilhão que colocou Portugal na agenda dos grandes eventos e das maiores estrelas universais. Madonna, Beyoncé, Rihanna, Coldplay, Elton John, Placido Domingo, Lady Gaga, Adele, Guns N’ Roses, Justin Bieber, Robbie Williams, Rosalía ou Pearl Jam são só alguns dos concertos que aconteceram aqui nas últimas duas décadas.Nasceu como Pavilhão da Utopia para a Expo ‘98 e durante os dias da feira mundial recebeu o espectáculo multimédia “Oceanos e Utopias”, sobre os mitos e lendas existentes à volta dos mares, partindo da origem do universo até à actualidade. Em quatro sessões diárias, ao longo de 132 dias, o espectáculo, por onde pairavam figuras míticas como Dédalo ou Hércules, somou quase quatro milhões de espectadores.

Como aconteceu com grande parte das infraestruturas criadas para a Expo ‘98, como a Torre Vasco da Gama, também a inspiração para este pavilhão veio dos oceanos. O arquitecto Regino Cruz, associado ao gabinete internacional Skidmore, Owings & Merril (SOM), desenhou um pavilhão que no seu interior se assemelha a uma caravela invertida – uma quilha de uma nau –, com uma estrutura de suporte da cobertura toda em madeira. Por fora, embora haja quem aviste uma nave especial, tem a forma de uma caranguejo-ferradura, espécie surgida há 200 milhões de anos.Desde o início que este foi projectado para ser um espaço multiusos. Além da sala principal com capacidade para vinte mil pessoas, tem ainda um centro de negócios, com um auditório de 100 lugares e 11 salas integráveis, e uma outra sala de espectáculos, a Sala Tejo, com capacidade para até quatro mil pessoas. Num verdadeiro projecto de engenharia, a Altice Arena – como se chama agora depois de já ter sido MEO Arena e Pavilhão Atlântico – está preparada para todas as valências, de competições desportivas, como já aconteceu, a grandes concertos ou congressos, como acontece regularmente. Tem sido o palco principal da Web Summit, já recebeu uma Cimeira da NATO e uma final da Eurovisão, mas também a cerimónia de entrega dos prémios MTV Europe Music Awards, entre muitos outros eventos.

Aquando da sua construção, para garantir o conforto no espaço, procurando um uso racional de energia, tomaram-se algumas medidas muito específicas, que ainda hoje, mais de vinte anos depois, fazem a diferença. É o caso das aberturas no topo de edifício que facilitam a ventilação natural da atmosfera interior e garantem o seu arrefecimento entre eventos.

Graças à Altice Arena, hoje Portugal conta uma agenda concorrida. Até à sua existência, havia uma lacuna, uma vez que não existia um espaço fechado que conseguisse receber tantas pessoas. A agenda dos próximos meses já está bem preenchida, mas ainda há espaço para mais novidades. Vale a pena ficar atento.