0:00 / 0:00
Torre Vasco da Gama
Ver Mais

Mais de duas décadas depois da sua construção, a Torre Vasco da Gama mantém-se hoje como o edifício mais alto de Portugal com 145 metros de altura.

Construída no âmbito da Expo 98, a última grande exposição mundial do século XX, a Torre abrigou então o Pavilhão da União Europeia nos pisos inferiores. No topo, um restaurante panorâmico, que se queria requintado, e um miradouro.Foram, porém, parcos os anos de vida desta que foi uma das mais imponentes construções do recinto da Expo 98, agora Parque das Nações. O restaurante ainda se manteve até 2001, mas só em 2012 é que a torre voltou ao seu pleno, quando o grupo SANA inaugurou aqui o MYRIAD by SANA Hotels, um hotel de cinco estrelas.

A torre, projectada pelos arquitectos Leonor Janeiro e Nick Jacobs, manteve-se praticamente na íntegra, tendo apenas sido demolida uma estrutura anexa para que ali pudesse nascer o hotel, num projecto assinado pelo arquitecto Nuno Leónidas.Quem hoje olha para a Torre Vasco da Gama e não conhece a sua história, não diria sequer que o hotel não nasceu consigo, tal é o encontro entre as duas estruturas. E nem o imaginário com que foi criada se alterou: mantém-se a representação de uma caravela quinhentista. Ou antes, da caravela com que Vasco da Gama se aventurou mar fora na descoberta do caminho marítimo para a Índia – afinal, a Expo 98 pretendia marcar o 500.º aniversário desta viagem.

Não consegue ver a embarcação? Ora tente, pensando na torre como o mastro e na estrutura metálica como a vela. No topo, o cesto da gávea de onde os marinheiros avistavam terra. Apesar de hoje o miradouro ser fechado, através de uma cúpula transparente, quando a Torre Vasco da Gama foi inaugurada, o miradouro era a céu aberto, em conformidade com o cesto da gávea.Do alto dos seus 145 metros, no entanto, a vista é bem diferente daquela dos marinheiros, mas ainda assim 360º. De um lado o Tejo a perder de vista, a Ponte Vasco da Gama e a sua imensidão e a Margem Sul; do outro o Parque das Nações em detalhe, Lisboa e a sua circunstância.Se pensarmos que o miradouro funcionou por tão pouco tempo, não é exagerado dizer que apenas alguns tiveram até hoje o privilégio de subir ao edifício mais alto de Portugal. E não foi por falta de tentativas, que o digam as pessoas que neste hotel trabalham e que em algum momento já tiveram de responder que as visitas ao topo não eram permitidas. Hóspedes, passantes ou residentes, não há quem, nos últimos anos, não tenha entrado no MYRIAD by SANA Hotels para saber se a subida era possível.

Felizmente, os três elevadores panorâmicos voltaram a funcionar. Primeiro, em 2018, com o FIFTY SECONDS Martín Berasategui, o restaurante que trouxe o chef espanhol com mais estrelas Michelin para Portugal, agora também com a VASCO DA GAMA TOWER BABYLON 360°. Um miradouro que é também um bar, à semelhança do que acontece em várias cidades do mundo. O miradouro de outrora continua a ser um sítio para se ver as vistas, mas também para se estar, beber originais cocktails e voltar.